Como eu já comentei em outras oportunidades, os periquitos costumam se reunir para contra-atacar quando algum predador, principalmente os gaviões, partem para cima deles.
Geralmente um periquito dá o sinal, gritando alucinadamente, e, sai em disparada na direção do agressor, e os demais seguem esse primeiro periquito que deu o sinal.
Ai então todos saem gritando o mais alto que conseguem e surge no céu uma nuvem verde, barulhenta, que começa um ballet estratégico para assustar o gavião ou o outro predador.
No entanto as vezes, um periquito dá o sinal, sai em disparada gritando, o grupo sai na perseguição ao líder, giram uma ou duas vezes no céu, mas ai então eles percebem que não tem agressor nenhum e rapidamente eles voltam para a árvore ou o local de onde partiram.
Voltam todos, menos um.
O que deu o sinal e saiu na frente gritando, ele continua no céu gritando e girando para um lado e para o outro. Sozinho.
Ai, quando ele percebe que deu uma bola fora, acho que por pura vergonha, ele pega uma linha reta e voa para bem longe. É muito parecido com aquele momento em que você esta andando na rua e tropeça na frente de um monte de pessoas que você não conhece. Voce se recompõe rapidamente, levanta a cabeça e procura não olhar ninguém nos olhos. Sair dali é a prioridade.
Pois é.
Como nós humanos, os periquitos também passam vergonha.