Apesar de não ser uma pessoa religiosa, eu sempre mantive o costume de desejar "Feliz Natal" às pessoas ao longo de todo ano, menos no natal. É uma brincadeira, mas não é uma brincadeira.
Durante todo o ano, eu digo para os amigos e conhecidos “Feliz Natal”. Menos em dezembro, no natal. Afinal de contas em dezembro você já ouve muito isso, não é verdade?
As pessoas costumam rir e entender minha manifestação como uma piada ou uma brincadeira, mas na verdade, eu faço isso porque eu gostaria muito de ver o tal do espírito natalino, onde o amor ao próximo e a fraternidade são as tônicas, como uma coisa normal e cotidiana durante todo o ano e não só no período de natal.
Seria muito bom, que nós seres humanos, não precisássemos de uma data especial para lembrar e reverenciar os entes queridos, e que a atitude de perdoar fosse algo normal para todos nós. Não temos de ser generosos e aprender a perdoar só porque estamos no natal ou porque é natal.
Além de comprar presentes e estimular o comércio, o natal também, e principalmente, é uma data onde se propõe essa reflexão e se propõe essa mudança de comportamento. Para alguns, infelizmente, isso tudo passa batido. (Menos a parte dos presentes).
Mas muita gente se aproveita do natal para rever amigos e familiares, para deixar as mágoas e as brigas de lado. As pessoas realmente se tornam mais generosas no natal. Se embriagam do tal espírito natalino. Porque então não adotar esses princípios, adotar esse comportamento ao longo de todo ano? Que seja natal os 365 dias nesse próximo ano. E para lembrar disso vou manter aqui, essa página e essa tradicional saudação.
FELIZ NATAL À TODOS, E TODOS DIAS DE 2024.
(Atenção: Esta mensagem vale para o ano de 2025 e 2026 também)