Ultima atualização: Dia 12/12/2024
"As coisas pequenas são realmente as grandes coisas da vida."
Por
Marcelo Miguel
Liçoes de periquito
Geralmente os mais desavisados começam a perceber que o final do ano está se aproximando quando observam pelas ruas da cidade que a decoração natalina e os Papais Noéis começam a tomar conta das casas e das lojas.
Comigo é um pouco diferente. Geralmente eu começo a sentir que o final do ano se aproxima, conforme o número de filhotes de periquitos aumenta e a algazarra das manhãs toma conta no alto das árvores.
Os periquitos põem seus ovos principalmente durante o período mais quente do ano, que vai de setembro a março. Mas a maior parte das ninhadas, surgem mesmo é em novembro e dezembro quando o calor chega mais forte.
Às vezes, no meio do inverno, você vê surgir uma ou outra ninhada de periquitos, quando o tempo fica maluco e coloca uma ou outra semana de calor entre os costumeiros dias de frios, mas na primavera, as ninhadas surgem aos montes. Em pencas mesmo.
Cada ninhada de periquito tem de 02 a 04 filhotes. O normal e a regra são 03 de cada vez. O pai e a mãe periquito ficam no ninho chocando os ovos por cerca de 20 dias e depois o filhote fica mais uns 20 dias no ninho até iniciar seus voos. Quando saem do ninho os filhotes seguem os pais para cima e para baixo e ainda dependem deles para se alimentar. Então, geralmente eles gritam muito o tempo todo atras dos pais, avisando que eles estão ali e estão com fome. Como se os pais pudessem se esquecer disso. São mais 20 a 40 dias de sofrimento para esses pais periquitos porque os filhotes são bem barulhentos e briguentos nessa fase. E eles o seguem o tempo todo.
Nessa época de final de ano, umas oito ou dez ninhadas se encontram numa mesma árvore e aí o caos toma conta do lugar. Os filhotes gritam e brigam querendo comida e brigam por seu espaço em cada árvore ou telhado. Os periquitos gostam de ficar somente em lugares altos.
Eles são animais que vivem em grupos. Cada grupo abriga de duas a três famílias inteiras. São de seis a quinze indivíduos por grupo mais ou menos. Interessante observar, que cada grupo mantém sua rotina, e logo que o sol se levanta, eles saem em busca de comida fazendo todos os dias o mesmo circuito.
Eles vão atrás de sementes, frutas, flores e insetos. A sua alimentação muda conforme a época do ano. As vezes, eles se alimentam mais de flores, as vezes mais de sementes, as vezes a opção da vez são os insetos.
Nos dias de calor cada periquito consome cerca de 30 a 50 gramas de insetos por dia. Um grupo de 100 periquitos pode consumir de 3 a 5 quilos de insetos por dia. Na minha região por exemplo, num raio de dez quadras, eu cálculo que existam cerca de 250 a 400 periquitos. Essa turma, considerando só as quadras ao redor da minha casa, pode portanto consumir cerca de 20 a 25 quilos de insetos por dia. Adeus dedetização.
Durante um tempo os filhotes dependem dos pais para se alimentar. Nessa fase eles são barulhentos e briguentos.