Queima de Fogos

DSC_0449_resized.jpg

Lúcio, o irmão da Luci

 

 

 

Por

Marcelo Miguel

Eu já falei para vocês sobre o Lúcio, o irmão da Luci.

 

Um amável e doce periquito que dificilmente se misturava com os demais. Sempre no cantinho dele, sozinho, olhando tudo com muita tranquilidade. Luci, a sua irmã, igualmente doce, era a periquitinha que não sabia descascar as sementes de girassol. Também fizemos um vídeo sobre ela.

 

Lúcio geralmente aparecia em minha varanda e era o único periquito que se posicionava no alto de uma floreira sempre na posição oposta onde estivessem os demais. Ele ficava esperando que eu levasse para ele as sementes de girassol... (Depois da Luci, agora eu só dou sementes descascadas para todos). Por mais de um ano essa rotina se repetiu. No entanto no final do ano que passou, devo ter alimentado Lúcio pela última vez. Já faz mais de 40 dias que não o vejo.

 

Provavelmente, como acontece em muitos anos e em muitos lugares, a queima de fogos pelas festas de final de ano, não só assusta os pets, atrapalha o descanso dos idosos e enfermos, como também, muitas vezes, a queima de fogos é responsável pela morte de pássaros e aves, que acabam morrendo de susto por conta do barulho das explosões e estouros.

 

Apesar de existir legislação proibindo a queima de fogos (em Curitiba pelo menos existe), muita gente não se importa e esta pouco preocupada com o que isso causa, da mesma forma, que muito dos gestores públicos e instituições que deveriam fiscalizar, também não dão a devida importância para isso.

 

Mas seja o que for que tenha acontecido, Lúcio se foi. Coincidentemente e infelizmente sumiu durante esse período de queima de fogos. Estaremos sempre torcendo para que ele apenas tenha mudado de circuito e quem sabe, tenha encontrado uma companheira.

 

Afinal de contas, assim como acontece com os humanos, no caso dos periquitos, são sempre as fêmeas da espécie que decidem onde o casal vai se fixar e qual área eles vão frequentar. Idêntico aos seres humanos.

 

Boa sorte Lúcio.

DSC_0016 (1)_resized.jpg

Um periquito elegante.

DSC_0015_resized.jpg

Lúcio sempre andava sozinho e ficava pelos cantos. Não gostava de brigas e nem de barulho.

A natureza tem sempre razão